Homens Que Olham Para A Construção

Ando com a ideia de escrever sobre isto há já algum tempo visto ser algo que sempre me fascinou e nunca percebi bem porquê.
Nunca percebi este fenómeno mas sempre que passo por algum lugar onde esteja a ocorrer qualquer tipo de obras está sempre um homem de meia-idade ou um homem mais idoso a observar com muita atenção. Acreditem que já me questionei sobre o porquê de tal coisa acontecer, mas uma coisa é certa, sempre que começo a avistar um local com elementos da construção civil está lá (ou está a dirigir-se para lá) um sujeito que quase chega a esborrachar a sua cara de encontro ao gradeamento só para poder contemplar tal visão. E já os vi a arranjar mil e uma estratégias para conseguirem ver melhor como subindo para cima de pequenos muros ou até mesmo aproveitando os buracos que eventualmente as redes que cobrem o gradeamento possam ter.
Acredito que há indivíduos que possam passar uma tarde em pé, de mãos nos bolsos e com o jornal desportivo dobrado cuidadosamente debaixo do braço, simplesmente a olhar para as máquinas e para os trabalhadores e considerarem uma tarde bem passada.
Até agora sempre tinha e/ou tenho visto um ou dois homens em cada local de obras, mas há umas semanas vi algo tão genial que para mim foi o culminar máximo deste fenómeno, um homem que estava a observar uma obra e segurava um bebé como se estivesse a passar o testemunho desta modalidade criando assim entre eles uma ligação tendo por base a construção civil e todo esse mundo.
Já senti varias vez vontade de chegar diante de um destes homens e perguntar o que o leva a ficar ali especado, será que é uma alternativa a ficar em casa a olhar para as paredes, será que gostam de ver as coisas a serem transformadas pela mão do Homem, será que são memorias de quando trabalhava?!
Uma analogia que me ocorreu agora e que pode nem ter nada a ver com isto, mas achei interessante é considerar estas pessoas como se tratassem de mascotes das obras, como acontece com clubes desportivos que tem mascotes e apesar de não andarem aos pulos e a gritar frases de incentivo para a obra a sua simples presença poderá servir de motivação aos trabalhadores. Se quisermos levar isto para um contexto mais “absurdo” podíamos pensar que estes senhores que “vigiam” as obras não são nada mais, nada menos que espiões contratados pelos empreiteiros para controlar os seus trabalhadores.
Bem voltando à realidade, gostaria de saber se existem estudos sobre este fenómeno, porque acho que este tipo de comportamento tem mais do que aquilo que parece.
A duvida que mais me assola o pensamento é se este tipo de comportamento também me “atingirá” e irá fazer com que passe incontáveis tardes a olhar não o céu ou o mar, mas sim a (re)construção de um prédio.
Por fim se tivéssemos que agarrar numa etiqueta e escrever um nome para este comportamento poderia ser algo parecido e igualmente pomposo ao “Bird Watching” como, por exemplo, “Construction Watching”.

Comentários

  1. Hey!

    Deixo-te aqui um selo... :)

    http://schizophreniaofthesenses.blogspot.com/2011/03/primeiro-selo.html

    Um beijo!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário